CEO da Perplan, Ricardo Telles, enxerga um 2022 de oportunidades

4 de março de 2022 em  Mercado

Ricardo Telles

CEO da Perplan, Ricardo Telles, apresentou dados sobre o mercado imobiliário

e perspectivas para 2022 em encontro com colaboradores  

 

Tradicionalmente, como parte das ações de fim de ano da Perplan Urbanização e Empreendimentos, o CEO da empresa, Ricardo Telles, ministra uma palestra os colaboradores falando sobre os resultados de 2021 e as perspectivas para 2022. Segundo ele, neste ano, o aumento da taxa Selic trará desafios, porém, o cenário terá como premissa o crescimento da economia entre 0,5 e 1%, e o setor da construção civil poderá crescer até 2%. 

Para Telles, esse resultado está relacionado ao ciclo de negócios em andamento. As vendas no mercado imobiliário, com forte crescimento nos últimos dois anos, serão traduzidas em obras e empregos. Dados do Ministério do Trabalho apontaram, ainda, que o número de vagas geradas na construção civil, nos primeiros 10 meses de 2021, foi o melhor da última década, com saldo superior a 284 mil novos postos. 

“Faz parte das características da Perplan explorar um cenário com dificuldades. Um 2022 com alta na Selic e ano eleitoral deixa o mercado instável e dificulta o planejamento das empresas. Mesmo assim, esperamos, de acordo com o lançamento dos empreendimentos, atingir cerca de R$ 400 milhões em vendas líquidas. Os investimentos em nossas obras serão de, aproximadamente, R$ 140 milhões”, salientou o CEO da incorporadora e urbanizadora. 

 

Empreendimentos e sociedades 

A Perplan trabalha em oito empreendimentos para 2022, sendo dois em Uberlândia, em Minas Gerais, e os demais distribuídos pelas cidades de Anápolis e Rio Verde, em Goiás, Botucatu, Araraquara e Franca, no Interior de São Paulo, e na capital paulista. Além disso, está trabalhando em outros 20 projetos que sustentarão o crescimento da empresa nos próximos anos. 

Visando estabelecer parcerias e aquisição de novas áreas, a companhia está se especializando em fazer sociedades em negócios. Já concretizou acordos com a maior administradora de shopping centers do Brasil, a Aliansce Sonae, com a plataforma de investimentos, da Votorantim S/A, a Altre e outras especialistas em desenvolvimento imobiliário, como Guestier e Tenerife, além da Fundação Oscar Americano. 

 

Setores e direcionamentos 

Telles ressalta a importância de a empresa traçar objetivos para cada setor interno, além de apresentar desafios para 2022. “Cada área possui suas metas, e a coletividade e o fortalecimento do trabalho em grupo ajudam a alcançarmos esses objetivos. Nesta convenção de final de ano celebramos as conquistas do ano que passou e refletimos sobre quais são as missões importantes a cumprir trazidas por cada responsável pelos departamentos”, diz.


Entre os desafios do Departamento Comercial, a Perplan busca contratar um novo sistema de vendas para os lançamentos, além de nova ferramenta de gestão de comissões. Para a Perplan Vendas, otimizar os custos e capacitar mais correspondentes se mostram os principais objetivos. A Engenharia procura implementar políticas de Responsabilidade Social Corporativa e elaborar um caderno de diretrizes da Secretaria do Trabalho. O Financeiro estuda alternativas de financiamento da companhia e inovações ao modelo de negócios. 

O Administrativo tem como missões encontrar uma tecnologia voltada à automação de processos em Suprimentos, homologar o Portal de Relacionamento com o Cliente, entre outras. Já a Incorporação quer otimizar o desenvolvimento de novas praças, planejar a estratégia em Ribeirão Preto para os próximos anos e capacitar uma equipe para a gestão dos processos em BIM (Modelagem da Informação da Construção, em tradução livre do inglês).

 

Conquistas Perplan 

Ricardo Telles salienta que, apesar das dificuldades causadas pela pandemia e das instabilidades do mercado imobiliário, o biênio de 2020/2021 foi muito bom para a empresa. “O trabalho e a dedicação de todos trouxeram resultados incríveis como, por exemplo, a consolidação da Perplan como uma S.A. (Sociedade Anônima) de capital fechado. Conseguimos 90 pontos no GPTW (do inglês Excelentes Empresas para Trabalhar), resultado, principalmente, da inclusão do treinamento de liderança com a metodologia especializada. A Universidade Perplan, projeto pelo qual tenho carinho especial, foi e continuará sendo um sucesso”, ressalta. 

A área Administrativa, comemorou outras vitórias, como o Projeto Nosso Time, a revisão e a edição de políticas de Compliance, o Portal de Governança Corporativa e a solução operacional da Central de Notas e Contratos. Quanto ao Urbanismo, o lançamento do primeiro bairro planejado de Votorantim, o Vivalegro, “superou as expectativas em velocidade de venda, o que foi possível devido a uma equipe cada vez mais entrosada e eficiente”, conta o CEO. 

No Marketing, a estruturação da área de PDVs (Pontos de Venda) e o volume de entregas foram algumas das conquistas do ano. O setor também fortaleceu as estratégias digitais, iniciou a campanha institucional “Invista em um Perplan”, implantou um Comitê de Gestão de Marca e o informativo Conexão Perplan, criou um novo site para a empresa e o Smart Project, que conta com uma apresentação interativa nos PDVs, e foi patrocinadora máster da CASACOR Ribeirão Preto 2021.

O Departamento de Incorporação registrou lançamentos de mais de R$ 284 milhões, com VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 500 milhões em terrenos captados em 2021. A implantação do Caderno de Diretrizes de Infraestrutura na Engenharia, da CAP (Central de Atendimento ao Prospect) pelo Comercial e a primeira operação de Mercado de Capitais, com CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) de R$ 60 milhões, também foram motivo para celebração da Perplan em 2021.