Construção civil indica cenário promissor para 2022

31 de janeiro de 2022 em  Mercado

Construção Civil

Apesar do aumento no custo de matérias-primas e nas 

taxas de juros, crescimento da demanda por imóveis deve continuar consistente 

 

Apesar da pandemia de Covid-19 e do aumento no custo de matérias-primas, como o aço, a projeção da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) é que a construção civil registre um crescimento de 4% em 2021. Para 2022, a expectativa do setor é que o mercado continue promissor, com uma demanda consistente por imóveis, mesmo com o aumento das taxas de juros e da inflação. 

Prova desse otimismo, e acompanhando o mercado, a Perplan Urbanização e Empreendimentos prevê pelo menos oito lançamentos para o próximo ano, sendo quatro loteamentos e quatro incorporações verticais. “Tudo o que for feito no futuro está sendo muito bem pensado, discutido e avaliado, sempre no sentido do crescimento da empresa”, afirma Ricardo Telles, diretor Presidente da Perplan. 

 

Loteamento x condomínio vertical 

Para Telles, os condomínios de prédios poderão sofrer pequenos ajustes pelo contexto atual, devido ao aumento dos juros e custos de construção, mas não será suficiente para prejudicar o mercado ou o crescimento da Perplan. “Já os loteamentos sofrerão menos, deixando a perspectiva para o próximo ano positiva. A demanda por casa própria sempre é alta, então, naturalmente, as pessoas continuarão procurando terreno para construir sua casa no futuro”, completa. 

 

De acordo com o diretor de Negócios em Urbanização, Leonel Darahem Mafud, o mercado de lotes passou a ganhar valor acima da inflação em 2020, sendo uma boa opção para investimentos. “Após longo período com valores estagnados, voltou a ser interessante investir em terrenos. Logo, qualquer empreendimento deste tipo representa uma boa opção para quem quer construir ou investir”, destaca. 

 

Diferenciais da Perplan 

De acordo com a coordenadora de Incorporação, Samanta Fernandes, cada empreendimento da Perplan é único, sendo desenvolvido para os clientes da forma como desejam. “Cada terreno é diferente, pensamos quem são os clientes para aquele produto, como vivem”, afirma. 

Segundo o diretor de Incorporação da empresa, Rafael Batista, a Perplan estuda o mercado e analisa a praça e os clientes, para que possa oferecer uma localização privilegiada, com atributos especiais. “Assim, desenvolvemos empreendimentos versáteis, que atendem os interesses mais diversos”, ressalta. 

A expectativa de Telles, para 2022, é que haja maior equilíbrio no contexto político, beneficiando a estabilidade econômica. “Tem muita coisa positiva acontecendo recentemente, e outras coisas importantes poderão acontecer, estimulando o mercado de construção. Eu acredito que 2022 seja um ano de transição, para começarmos 2023 ainda mais fortes”, finaliza.