A evolução do conceito de “morar” nos dias de hoje: tendências e inovações estão redefinindo espaços

13 de setembro de 2024 em  Mercado

O conceito de “morar” tem passado por profundas transformações, reflexo não apenas das mudanças no estilo de vida das pessoas, mas também de um crescente interesse por práticas mais sustentáveis e busca maior por funcionalidade e conforto nos ambientes. A adaptação desses novos paradigmas, influenciam desde a concepção dos projetos até a escolha de materiais e mobiliário.

“A construção civil é um mercado em constante evolução e o setor está sempre em busca de criar novas soluções e manter-se atualizado sobre as tendências. Sustentabilidade, funcionalidade, tecnologia, versatilidade, praticidade e qualidade de vida são alguns dos itens essenciais para atender os atuais anseios dos clientes”, comenta Fernanda Fabrini, arquiteta de produto no setor de incorporação da Perplan.

Dados da ABD indicam que 68% dos novos empreendimentos no Estado de São Paulo já consideram práticas de design sustentável, e 45% dos clientes têm demonstrado preferência por imóveis que ofereçam essa conexão com a natureza, seja através de áreas verdes comuns, seja por meio de varandas amplas e jardins privativos.

Em Araraquara, a realidade já pode ser acompanhada no mercado imobiliário e em diversos empreendimentos locais. Em frente ao Seiva Vila Harmonia, residencial da Perplan que está em ritmo acelerado de obras, uma praça de 380m², equipada com pergolado, bancos, espelhos d’água, revestimentos e muito verde será aberta para toda a comunidade. “A integração entre o ambiente construído e a natureza não apenas melhora a qualidade de vida dos moradores, como também contribui para a valorização do imóvel. Desenvolver projetos inovadores é um dos pilares prioritários na Perplan e estamos sempre na busca contante de aprimorar nossas práticas”, ressalta Fernanda.

Outro aspecto que se destaca no conceito contemporâneo de “morar” é a personalização de espaços. “Temos o ‘My Perplan’, serviço exclusivo que permite que o comprador customize detalhes de suas unidades por meio de kits elaborados por uma equipe de especialistas, imprimindo referências de sua própria identidade no imóvel. Isso é uma forte tendência no mercado”, diz a arquiteta da Perplan.

A praticidade também está em alta, com a presença de itens que facilitam a rotina dos moradores durante o dia a dia. Entre os mais atuais estão: pet place, coworking, ambiente fitness, local para recebimento de delivery, minimercado, além de “Family Club” – espaço projetado para atender às necessidades de diversão e convivência de familiares e seus convidados em uma área privativa.

Foco na tecnologia

A tecnologia se tornou uma aliada indispensável na evolução do conceito de morar. “Por meio de softwares sofisticados, hoje se tornou possível um controle rigoroso em termos de cumprimento de normas técnicas e de padrões de qualidade. Esse nível apurado de conhecimento e de gerenciamento de dados impacta positivamente toda a cadeia produtiva, otimizando tempo, evitando desperdícios e proporcionando mais segurança e durabilidade, entre muitos outros benefícios, para o cliente que vai receber o empreendimento”, explica Murilo Paes, diretor de engenharia Perplan.