Conheça mais do novo bairro planejado de Ribeirão
18 de dezembro de 2020 em Notícias Perplan

A 9ª cidade mais populosa do país continua crescendo e se transformando; entenda as vantagens de apostar em um bairro planejado ao adquirir seu imóvel.
Os dados do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstram um acentuado crescimento populacional de Ribeirão Preto, em 2000, ano de fundação da Perplan. A população da cidade era de 504.923 habitantes. No ano de 2020, a estimativa é de 711.825 moradores, dos quais mais de 99% residem em áreas urbanas.
Pedro Loffredo Netto, analista de Novos Negócios do Departamento de Urbanismo da Perplan, diz que a empresa tem o objetivo de ser reconhecida pela competência em urbanização e reurbanização nas cidades do interior de estados brasileiros definidos como prioritários, incluindo Ribeirão Preto. “Este cenário se revela muito atraente para o desenvolvimento urbano, um processo contínuo e nosso objetivo”, conta.
O processo de urbanização trata da transformação de glebas rurais em áreas urbanas, com a implantação da infraestrutura necessária ao atendimento da população. A expertise da Perplan permite, através de grandes obras de infraestrutura, o desenvolvimento de espaços de convivência tecnicamente planejados e que integram, de forma sustentável, o meio urbano à natureza.
Zona Leste
A Zona Leste de Ribeirão Preto possui uma grande importância ambiental, pois está na área de recarga do Aquífero Guarani. Existem restrições de uso e ocupação do solo para a proteção ambiental deste recurso de extrema importância.
No entanto, o desenvolvimento adequado e planejado para a Zona Leste do município é fundamental para garantir a permeabilidade adequada ao solo e recarga do Aquífero Guarani. Os usos residenciais mais verticalizados nesta região são mais adequados para se manter a maior parte do solo livre. Contudo, deve-se ter um cuidado maior com o adensamento exagerado.
A Zona Leste é parte do Plano de Mobilidade Urbana, desenvolvido em 2012, que prevê eixos estruturantes, corredores de ônibus e ciclovias, entre outros, em todo o município. Ele considera a densidade populacional e a distribuição de usos pelo município e sua interação com a Região Metropolitana.
De acordo com o site da prefeitura de Ribeirão Preto, o Plano de Mobilidade Urbana tem a função de indicar as formas de transporte a serem utilizadas no município, as estratégias para sua implementação e a visão sistêmica do tema. Ele garantirá que as pessoas possam de movimentar utilizando-se do deslocamento a pé, pelos meios não motorizados, motorizados coletivos e motorizados individuais.
Planejando o crescimento
Para a diretora de Urbanismo da Secretaria de Planejamento e Gestão Ambiental da Prefeitura de Ribeirão Preto, Catherine D’Andrea, os bairros planejados – ou unidades de ocupação planejada – são de grande importância para o desenvolvimento das cidades.
Eles combinam usos mistos, para que os moradores de cada região tenham próximos as suas residências equipamentos de educação, de lazer e de saúde, além de comércio do dia a dia, diminuindo, assim, a necessidade de grandes deslocamentos diários.
Catherine D’Andrea ressalta que, além de todos os benefícios existentes, os bairros planejados trazem a priorização do pedestre e do ciclista, com a implantação de ciclovias, calçadas mais largas e arborização adequada.
Trabalhando com o município
Leonel Darahem Mafud, diretor de Negócios em Urbanização da Perplan, conta que é essencial o trabalho alinhado ao município, apresentando produtos que tragam benefícios às pessoas e soluções para o desenvolvimento urbano.
“Quando falamos em urbanismo, não podemos dissociar isso do cliente e da cidade. Nosso trabalho é a criação de um legado”, completa Gabriela Gonçalves de Oliveira, coordenadora de Urbanização da Perplan.
Os dois profissionais explicam que a criação de empreendimentos envolvem diversos profissionais de inúmeras áreas dentro da empresa. Quando isso é feito com o apoio e em parceria com a prefeitura, o trabalho se torna mais benéfico para a cidade e para a população.
Villas do Mirante
O Villas do Mirante, último lançamento em urbanização da Perplan, que conta com lotes de 180 M² a 400 M², é um bairro planejado que possui características de vila, com áreas residenciais e comerciais integradas. Este perfil oferece aos moradores segurança e a conveniência da proximidade aos principais pontos da cidade.
Localizado há 4 minutos do Novo Shopping, além de infraestrutura completa, o novo bairro terá um projeto paisagístico especial e itens de lazer como quadras gramada e de areia, fitness ao ar livre, pista de caminhada, área teen, ciclo-faixa, bicicletários, praças e mais de 128 mil metros quadrados de área verde.
Haverá, ainda, um mirante no ponto mais alto do bairro, que permitirá aos moradores e à população ribeirão-pretana uma vista ampla da cidade.
O bairro está localizado em um dos principais e atuais vetores de crescimento do município, atribuindo à região um forte potencial de valorização imobiliária. Ele foi sucesso de vendas já em seu lançamento – 90% do empreendimento foi comercializado em apenas uma hora.
Vivendo a experiência
O advogado Renato Macoris conta que escolheu o Villas do Mirante junto com sua esposa, Susy Carolina Sanches, porque dentre todos os produtos da Perplan ele atenderia as suas necessidades.
O casal buscava uma casa com espaço para animais e uma área verde próxima. A infraestrutura, a área de lazer com quadras e os parquinhos foram grandes atrativos.
“Escolhemos um terreno em uma área elevada, com uma vista bem bonita, onde dá para ver a cidade. Isso foi ótimo. Outro ponto positivo do Villas do Mirante é a estrutura de condômino, mas sem os custos de um”, explica o advogado.
Financiamento direto com a urbanizadora
Para diversos clientes, um fator motivador para a compra de um lote no mais novo bairro planejado desenvolvido pela Perplan em Ribeirão Preto foi a possibilidade de financiamento direto com a urbanizadora.
“Compramos para pagar em 10 anos. Os juros se mostraram mais baixos que os da rede bancária e isso nos atraiu muito. Os documentos exigidos foram os básicos, ou seja, não houve burocracia”, ressaltou o empresário Marcelo de Oliveira Tofoli.
Ele e a esposa, a também empresária Juliana Reveli Tofoli, também gostaram da localização, perto do escritório da empresa deles e da escola dos filhos, e do formato do bairro, com seus três bolsões de lotes. Eles construirão o primeiro imóvel próprio do casal.
Já para o casal de autônomos João e Ivandra Almeida, a casa que construirão no Villas do Mirante será o segundo imóvel do casal.Segundo contaram, precisavam de um local com mais espaço para os dois meninos que têm “E o financiamento pela empresa permitiu que não mexêssemos no crédito no banco”, salientou João Almeida.
Confiança no corretor
Mesmo com o sistema de compra 100% digital criado, a figura do corretor de imóveis das 52 imobiliárias contratadas pela Perplan foi fundamental no processo. Foi este profissional que passou os últimos três meses preparando seus clientes para a Jornada de Compra.
E foi a confiança construída ao longo dos anos com o corretor João Paulo Cardoso Nicolau que fez o gerente de Almoxarifado Renan Vicentini se decidir por comprar um lote para construir seu primeiro imóvel e deixar a casa dos pais.
O casal de empresários Willian e Amanda Rossi, pais da bebê Isadora, proprietários de uma oficina mecânica no Jardim Interlagos, em Ribeirão Preto, optou pelo Villas do Mirante porque o empreendimento é um bairro planejado em uma localização privilegiada.
“É uma área nova em uma região já conhecida. Buscamos a tranquilidade e a segurança que um bairro planejado traz. Além disso, escolher o lote na plataforma digital foi rápido e fácil”, disse Willian Rossi.
Infraestrutura completa
O Villas do Mirante é um empreendimento com três bolsões de lotes, com áreas de 180 M2, 200 M2, 250 M2 a 400 M2, infraestrutura de lazer, praças, totens de acesso, paisagismo especial e um mirante. Ele será construído em uma área na altura do quilômetro 305 da Via Anhanguera (SP-330), sentido Interior, com acesso pelo bairro São José. O bairro planejado estará no novo vetor de crescimento de Ribeirão Preto.
Os futuros moradores, ao começarem a construir suas residências, comércio ou serviço, já terão quadra gramada de futebol, quadra de vôlei de areia, ciclo-faixa, equipamentos de lazer e ginástica ao ar livre, entre outros.
Além dos diferenciais de infraestrutura, paisagismo e lazer, o bairro contará com planejamento de monitoramento, incluindo infraestrutura para a instalação de câmeras e outros componentes. A integração dos sistemas de segurança com a Polícia Militar e outras instâncias públicas ficará a cargo da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Os futuros moradores poderão construir residências e estruturas para comércios ou serviços. Em alguns terrenos, o comprador poderá erguer uma casa unifamiliar. Em outros, poderão ser feitos até três andares. O Villas do Mirante terá uma avenida central larga com pista dupla e canteiro central.
Quem for morar no novo bairro planejado de Ribeirão Preto já terá uma vizinhança estruturada, formada, entre outras, por empresas de inteligência de mercado e tecnologia, bebidas, atacado de alimentos, distribuidoras, logística, concessionárias de veículos pesados, espaços de eventos e hotelaria. A região tem saídas e ligações rápidas para a Via Anhanguera, a Rodovia Abrão Assed (SP-333) e a Avenida Celso Charuri.
Sobre a Perplan
Com 20 anos de história, a Perplan é uma incorporadora e urbanizadora com foco no desenvolvimento de bairros planejados, loteamentos com completa infraestrutura e empreendimentos verticais com alta qualidade em acabamentos. A empresa, fundada em Ribeirão Preto (SP), já lançou mais de 30 empreendimentos em oito cidades brasileiras. São mais de 6 mil unidades já entregues, entre lotes, casas e apartamentos.