Perplan acelera digitalização do mercado imobiliário

3 de dezembro de 2020 em  Notícias Perplan

Perplan aumentou sua presença no mundo digital, tendo como foco a Jornada de Compra do cliente; projeto de Inteligência de Dados fez crescer o alcance de sua marca no digital em até três vezes, melhorando o market share e o posicionamento de seus produtos no mercado.

A transformação digital chegou, definitivamente, ao mercado imobiliário e trouxe mudanças profundas na forma como os brasileiros procuram, selecionam e compram seu imóvel. Neste contexto, a Perplan acelerou o seu processo de investimento tecnológico e aumentou sua presença no mundo digital, tendo como foco a Jornada de Compra do cliente e o Funil de Vendas. Propondo estratégias inovadoras e investimento sistematizado na digitalização de seu mercado, ela conquistou cases surpreendentes de sucesso de vendas de imóveis.

Por meio de um projeto de Marketing Digital que se fundamenta em Inteligência de Dados, a empresa vem aumentando o alcance de sua marca no digital em até três vezes, o que, com certeza, resultou no melhoramento de seu market share e um melhor posicionamento de seus produtos no mercado imobiliário. A positivação do online saltou 1,4% em 2019 para 13% em 2020.

Um desses cases de sucesso, em 2020, foi a abertura de vendas do Villas do Mirante. Alterando todo seu sistema de vendas tradicional, a Perplan criou uma nova plataforma de comercialização dos lotes – 100% digital. Os resultados obtidos, na primeira hora de ação, no lançamento do empreendimento, em outubro, foram de mais de 90% de lotes vendidos.

De acordo com o coordenador de Marketing Digital da Perplan, Ismael Silva, a empresa soube, rapidamente, responder aos desafios impostos pela pandemia e adotou soluções digitais que contribuíram para gerar o crescimento pretendido. Tudo feito com planejamento e focado no cliente.


Ismael Silva, Coordenador de Marketing Digital da Perplan

Soluções digitais

Diante da pandemia, o mercado imobiliário teve que se reinventar e buscar soluções digitais para driblar o isolamento social e manter o mercado aquecido. “A Perplan, dentro de seu planejamento estratégico, priorizou fortalecer sua presença digital, se aproximando ainda mais de seus principais públicos. Integramos os canais de comunicação e passamos a nutrir os clientes por meio de ferramentas digitais – com ações de Marketing de relacionamento e eventos, conteúdos e informações de qualidade. Estamos usando cada vez mais os meios virtuais para viabilizar o encontro do público com nossos produtos”, diz Silva.

“Reinventar-se faz parte do processo de crescimento de uma empresa e a Perplan soube inovar. Com muita rapidez, respondeu aos desafios impostos pela pandemia. Criamos oportunidades para movimentar nosso mercado e engajar o público. Fomos dinâmicos e pioneiros em diversos momentos e, durante este período de distanciamento social, tomamos a frente, por exemplo, ao criar uma programação específica de treinamentos e ações motivacionais com nossa equipe de vendas usando as plataformas digitais disponíveis”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Perplan, Rodrigo Camargo.


Rodrigo Camargo, Diretor Comercial e de Marketing da Perplan

A rapidez e a agilidade da incorporadora e urbanizadora em encontrar saídas para este período atípico atual, com certeza, garantiram que as vendas permanecessem em alta. Várias lives, reuniões e meetings virtuais com corretores foram realizados.

“Mantivemos toda equipe motivada e utilizamos a tecnologia a nosso favor. Não medimos esforços para oferecer a toda nossa equipe de vendas as ferramentas necessárias para continuarem firmes na prospecção e na conquista dos clientes, afinal, temos o produto que o nosso consumidor deseja”, conta Gustavo Pereira, gerente Comercial da Perplan.

Gustavo Pereira, Gerente Comercial da Perplan

Lives com conteúdo para o mercado

Umas das lives de grande repercussão realizada pela Perplan foi com o economista multiplataforma Ricardo Amorim, que tem mais de 2 milhões de seguidores no LinkedIn. O encontro foi com Ricardo Telles, diretor Presidente da empresa, que trouxe para o debate temas como a perspectiva da economia no interior do país, o futuro do mercado imobiliário e o agronegócio como força que move pequenas e médias cidades, entre outros. Confira o vídeo na íntegra:

Outra live que se destacou neste período de pandemia foi o Perplan Talks “Mulheres em Destaque”, comandado por Elisa Tawil, eleita LinkedIn Top Voices 2019 e cofundadora do grupo Mulheres do Imobiliário. Ela conversou com cinco empreendedoras de sucesso sobre os desafios que os novos tempos exigem em suas áreas de atuação profissional e em suas vidas pessoais.

Além de Elisa Tawil, participaram deste Perplan Talks as empresárias Isabel de Farias, idealizadora e CEO da revista Revide, de Ribeirão Preto (SP); Vanessa Molina, sócia da VTI Imóveis, de Franca (SP); Giselle Freire, diretora da DreamONE Comunicação, de São Paulo (SP); e Camila Oliveira, nutricionista e mentora do PES (Programa de Emagrecimento Sustentando). Confira o vídeo completo abaixo:

Outra ação foram as lives do “Perplan Gourmet”, transmitidas pelo Instagram e disponíveis no canal do Youtube da empresa. A primeira edição foi com o chef Tullio Santini Jr., que preparou um menu exclusivo denominado “Marquises Park Residence”, referência ao empreendimento de alto padrão da incorporadora que já está sendo erguido no Jardim Botânico, em Ribeirão Preto. Assista a primeira live do “Perplan Gourmet” abaixo:

Depois foi a vez do chef Luciano Macri, direto de Uberlândia (MG), que deu uma aula-show preparando dois estilos de Steak Tartar. Esta ação foi organizada para divulgar o empreendimento de altíssimo padrão Liberdade 1226, projetado pelo renomado arquiteto João Armentano. Assista a segunda live do “Perplan Gourmet” abaixo:

O mestre churrasqueiro Thullio Olivi Almeida, juiz da Kansas City Barbeque Society e especialista em Salumeria, fez uma live com o tema churrasco para divulgar o THZ 2965, residencial que já é sucesso de vendas e que será também construído no Jardim Botânico, ao lado do Über Parque Sul “Roberto Francói”.

Conteúdo e informação de qualidade

Um dos projetos que recebe constante atualização e investimento tecnológico do Setor de Marketing Digital da Perplan é o Programa de Relacionamento com os Consultores de Imóveis – o “Venda Perfeita Perplan”. Por meio de uma plataforma digital, os corretores e donos de imobiliárias participam de um sistema de pontuação e são classificados de acordo com o histórico de vendas.

Além disso, na plataforma o profissional tem acesso às campanhas promocionais, aos materiais e aos conteúdos de divulgação dos empreendimentos. O Programa de Relacionamento ainda oferece prêmios, como viagens, eletroeletrônicos e outros benefícios, aos corretores que mais se destacaram durante determinada campanha.

“Temos que facilitar o trabalho dos corretores de imóveis de nossa empresa e os de imobiliárias parceiras. O ‘Venda Perfeita’ é um ponto de contato direto e permanente com eles. Por meio desta plataforma digital específica oferecemos treinamentos e conteúdos com o objetivo de engajar o consultor. O programa vem sendo melhorado dia a dia, por meio de feedbacks das equipes comerciais”, salienta Ismael Silva.

Um exemplo importante de produção de conteúdo impulsionado pelo Marketing Digital da Perplan foi a criação da websérie “Vida de Corretor”. O projeto foi uma homenagem da empresa a este profissional que teve que se reinventar neste período de pandemia.

O documentário, dividido em quatro capítulos e veiculado no canal da Perplan no YouTube, faz um retrato comovente, inspirador e de superação de homens e mulheres que, realmente, lutam todos os dias pela sobrevivência, própria ou de suas famílias, convivem com as oscilações do mercado e a pressão para vender sempre mais e bater metas. O material teve mais de 100 mil visualizações. Confira a playlist completa:

Marketing por Dados e Performance

O coordenador de Marketing Digital da incorporadora e urbanizadora ressalta, ainda, que a estruturação de seu setor priorizou a tomada de decisões com base em informações oferecidas pelas próprias ferramentas digitais, e não empiricamente, o que fazem diversas empresas que ainda engatinham na área.

“Passamos a acompanhar o perfil e o comportamento do consumidor e a analisar os dados levantados. Com informações reais sobre os nossos prospects, podemos acompanhar toda sua Jornada de Compra, com total atenção ao Funil de Vendas. Utilizamos um CRM (Customer Relationship Management) 100% digital para fazer a gestão dos atendimentos e das oportunidades geradas na Internet”, fala Silva.

O aprimoramento da empresa no que tange ao mundo digital é realizado, permanentemente, em diversos setores. Os gaps identificados estão sendo resolvidos com investimentos em tecnologia. São soluções que envolvem a otimização do site para uma melhor performance das campanhas publicitárias e de engajamento. Ou mesmo o planejamento editorial do blog, para a atração de leads, e as campanhas de Marketing com foco em alcance dos posts nas Redes Sociais e outros conteúdos em diversas plataformas na Internet.

“Uma ‘dor’ comum na maior parte das empresas é o investimento em Marketing Digital sem retorno, sem acompanhamento sistemático do Funil de Vendas e, portanto, a falta de resultados mensurados. O Marketing Digital é um instrumento poderoso. Quando usado com base em dados e, principalmente, na análise das informações obtidas por meio das ferramentas corretas, é um canal muito eficiente de aquisição de leads e fechamento de vendas. São oportunidades de negócios que podem ter seus resultados medidos e mapeados, com elaboração de uma estratégia baseada, sobretudo, em performance”, completa Silva.

Tecnologia de ponta em diversos setores

Outro exemplo da digitalização que deu certo na Perplan é a Gestão do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), atividade sob responsabilidade do do Setor de Relacionamento com o Cliente e a ajuda do Marketing Digital. Ela permite rapidez no atendimento e visa garantir a qualidade em todo o processo, de dúvidas na negociação da compra até o pós-venda.

A gestão das plataformas digitais se fundamenta no levantamento e na Inteligência de Dados, com foco na geração de leads (possíveis compradores) e na satisfação do cliente, a fim de proporcionar a melhor experiência ao usuário.

No setor de Relacionamento com o Cliente da Perplan, coordenado por Danilo Norato, a digitalização permitiu a criação e a estruturação de uma Central de Relacionamento, com a implantação de um conceito Omnichanel. Ou seja, a empresa está em diversas plataformas digitais e canais de comunicação – digitais e analógicos – e pode ser acessada ou encontrada por todas as pessoas interessadas em tempo real 24 horas.

A Perplan está no Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Pinterest e no site. Também pode ser acessada por telefone ou e-mail. As áreas de interação direta e os canais de comunicação com clientes e possíveis compradores se integram por meio de um software específico para essa atividade.

“Com esta tecnologia, utilizada e aprovada pelos maiores players nacionais e internacionais que se relacionam com seus diversos públicos, internos e externos, agilizamos todo o nosso atendimento. Ao mesmo tempo em que usamos o melhor da tecnologia, tornamos nosso atendimento ainda mais humanizado e personalizado, garantindo a satisfação e a melhor experiência para nosso cliente”, afirma Norato.

O coordenador lembra que está para “sair do forno” um novo Portal do Cliente na Internet. Focado na busca pelo engajamento de seus públicos, o novo espaço digital ampliará a relação do cliente com a empresa. “Atualmente, muitos contatos passam primeiro pelo site da Perplan. Com o Portal do Cliente, criaremos um verdadeiro ecossistema de atendimento, com todas as plataformas conectadas e a centralização do controle das informações relevantes”, diz Norato.

Digitalização e desenvolvimento econômico

Um dos cases mais recentes de sucesso foi o mais novo empreendimento da Perplan, lançado em outubro de 2020, a ser construído no Jardim Botânico, em Ribeirão Preto (SP). O residencial de médio padrão THZ 2965 teve 50% de suas unidades vendidas em pouco mais de um mês. “A digitalização do mercado mudou os processos de comercialização de imóveis e, consequentemente, acelerou, também, o desenvolvimento econômico e urbano, gerando ainda mais riquezas para toda a sociedade”, lembra Silva.

O consumidor mudou e está fugindo das propagandas interruptivas. Uma pesquisa divulgada pela Kantar Ibope Media mostra que o uso das plataformas de streaming (Youtube, Netflix, Prime Vídeo, HBO Go, etc.) cresceu 33% durante a pandemia. Elas oferecem conteúdos de acordo com o perfil e o gosto de cada assinante e os serviços Premium não exibem anúncios invasivos.

As grandes marcas entenderam que precisam criar campanhas estratégicas que sejam relevantes para o consumidor. “É essa a tendência – o consumidor está cada vez mais exigente e não aceita mais perder tempo. Na Perplan, direcionamos toda nossa comunicação com total atenção às necessidades do nosso consumidor e de nossos outros públicos de interesse”, disse Vanessa Mendes, coordenadora de Marketing da Perplan.

Um grande diferencial foi a implantação da assinatura digital para o Contrato de Compra de um imóvel. Isso possibilitou ao consumidor fechar e finalizar o negócio estando em qualquer lugar do país ou do mundo.

“Buscamos atender as expectativas do cliente por meio de soluções criativas, inovadoras e tecnológicas, com toda rapidez que o mercado exige. O consumidor tem todas as informações que precisa na Internet. Ele quer ser bem atendido e não quer perder tempo com burocracia. A tecnologia veio para ajudar as empresas a serem mais dinâmicas e ágeis”, disse o coordenador de Marketing Digital.

Outro projeto que trouxe muito conteúdo e engajamento para as Redes Sociais da Perplan foi o concurso “Ribeirão em Minha Vida”, criado para homenagear a cidade pelos seus 164 anos, comemorados em 19 de junho de 2020. “A melhor forma de homenagear Ribeirão Preto é contar as histórias de quem faz dela um lugar tão especial para se viver”, disse Silva. O concurso foi um sucesso e teve mais de 50 histórias cadastradas.

A história de Thalys Oliveira Pontes foi a vencedora do “Ribeirão em Minha Vida”. Ele ganhou um passeio de helicóptero de uma hora pela cidade. Entre tantas trajetórias de lutas e sucesso inscritas, a do fenômeno do Jiu-Jitsu emociona e inspira por mostrar, principalmente, que é possível vencer um destino quase que inevitável no Brasil de sempre, aquele a que a milhares de meninos e meninas da periferia estão submetidos: o envolvimento com o tráfico de drogas e o crime. O vídeo de Pontes passeando de helicóptero pode ser visto no canal do YouTube da Perplan.

Integração dos canais de comunicação e vendas

A integração entre os canais de venda é uma tendência do Marketing atual. Na Perplan foram realizadas diversas ações nas quais as publicidades se completaram. Exemplos são as inúmeras vezes nas quais as campanhas da empresa se integraram por meio de um simples QR Code.

“Será um caminho natural as equipes online e offline atuarem de forma independente, pela própria característica e dinamismo do trabalho. Porém, sempre será possível e necessário integrar as campanhas para que se consiga maior eficiência dos resultados”, disse Ismael Silva.

É claro que o cenário econômico contribuiu, fortemente, para que o mercado imobiliário continuasse crescendo. As taxas de juros chegaram aos patamares mais baixos da história do país — a Taxa Selic chegou a 2% ao ano. A Poupança  e outros investimentos financeiros passaram, então, a render pouco. Assim, o direcionamento das reservas financeiras das pessoas foi para os imóveis. Comprar um imóvel, além de ser um investimento seguro, passou a ser muito mais rentável, com o financiamento da casa própria bem mais atraente.

De fato, a pandemia não desestruturou o setor, que respondeu rapidamente aos desafios impostos para não perder a oportunidade de continuar crescendo dentro desse cenário econômico desfavorável. De acordo com a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), houve um aumento de 58% na venda de habitação em julho de 2020 em relação ao mesmo mês de 2019. No Brasil, 13.023 unidades foram comercializadas, um número sem precedentes desde maio de 2014.

Na Perplan, especificamente, o desempenho do mercado imobiliário tem chamado a atenção. A empresa ultrapassou a marca de R$ 300 milhões de venda bruta neste ano, o que é muito significativo para uma empresa do interior. “Nosso setor sempre foi um motor da economia. Agora, os lançamentos da construção civil, a digitalização do mercado imobiliário e a geração de empregos impulsionarão, com certeza, a recuperação geral da economia do Brasil”, afirma Ricardo Telles, diretor Presidente da Perplan.